CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO - (CRA-PE)

Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CRA INAUGURA CÂMARA DE PERÍCIA, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EM GARANHUNS


Na sexta-feira passada, dia 21/05, o adm. Mauri Costa, presidente da CASA DO ADMINISTRADOR – CAPE, e o conselheiro Camillo Moutinho, presidente da Câmara de Perícia, Mediação e Arbitragem do CRA-PE, estiveram na Faculdade de Administração de Garanhuns – FAGA para a inauguração das instalações avançadas da Câmara de Perícia, Mediação e Arbitragem do CRA-PE.
A iniciativa contou com o habitual entusiasmo da professora Eliane Simões, presidente da Autarquia Municipal de Ensino, entidade mantenedora da FAGA, do professor José Carlos Souza, Diretor-Geral da FAGA e da diretoria do CRA-PE.
“A mediação de conflitos, distante do território judicial, é uma prática moderna, funcional e altamente eficaz para a satisfação das partes em litígio”, afirma Mauri Costa, presidente da CAPE.
Paralelamente à inauguração da Câmara deu-se a realização do II Módulo de Mediação e Arbitragem, que foi ministrado pelo conselheiro Camillo Moutinho na sexta-feira, dia 21/05, e no sábado, dia 22/05/2010. A capacitação teve como objetivo a qualificação de quadros de mediadores, com formação superior em Administração, para os trabalhos da Câmara. O treinamento foi exitoso e, certamente, contribuirá determinantemente para o pleno sucesso dos trabalhos da Câmara de Perícia, Mediação e Arbitragem.
A cidade de Garanhuns, e a sua freguesia de mais 14 municípios, terá doravante um centro de Conciliação de conflitos absolutamente comparável aos melhores núcleos de Mediação e Arbitragem da capital, com instalações modernas no campus da FAGA, preparado para atender a demanda dos litígios de toda a região.
A intenção do CRA-PE é estender a iniciativa a outros municípios do Estado distantes da capital, a exemplo de Petrolina que também aguarda a sua Câmara. No próximo mês de junho, o adm. Joel Cavalcanti, presidente em exercício do CRA-PE, deverá deslocar-se à Petrolina para a escolha e definição do local de instalação da Câmara naquela importante cidade do sertão pernambucano.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Caso Eletrobrás/CHESF


Mauri pede demissão de Muniz

O presidente da CASA DO ADMINISTRADOR DE PERNAMBUCO – CAPE,entidade integrada pelo CRA/PE, SINAEPE, CFA e FENAD denunciou e encaminhou, formalmente, conforme cópia adiante, ofício ao ministro Márcio Zimmerman, das Minas e Energia, solicitando a imediata demissão do engenheiro José Antonio Muniz Lopes da presidência da Eletrobrás. O pleito se baseia no descumprimento e na desobediência daquele presidente ao não acatar às determinações do presidente Lula e do próprio ministro, quando mandaram sustar, através do ofício nº 605/2010, do dia 30/04 passado, os efeitos da desastrada reestruturação da CHESF. “O Zé Antonio é um velho conhecido dos trabalhadores da CHESF, quando coordenou, no governo Sarney, a tentativa inexitosa de privatização da empresa. Trata-se de um tipo de características patológicas tipicamente lombrosianas e tido por nós, que defendemos a CHESF integral e soberana, como o maior verdugo da empresa nos últimos tempos”, afirmou Mauri Costa, presidente da CASA DO ADMINISTRADOR DE PERNAMBUCO – CAPE.
A atitude capciosa do presidente da Eletrobrás também se identifica no memorando dissimulado enviado por ele aos servidores da CHESF, quando em nenhuma parte do texto informa que a Eletrobrás vai cumprir com a determinação ministerial. “Clara está, e assim me parece, que a conduta irresponsável do presidente da Eletrobrás agride o valoroso patrimônio humano da CHESF e afronta os seus superiores no Governo Federal, finaliza Costa. 
 

Câmara aprova aumento de 7,71% para inativos


A
 Câmara dos Deputados aprovou no dia 04/05 passado, em votação simbólica, o aumento de 7,71% para os aposentados que ganham acima de 01(um) salário mínimo. A aprovação do índice significa uma grande derrota para o governo e pode levar o Presidente Lula a vetá-lo em pleno ano eleitoral. A Câmara, com a aprovação, jogou no colo do Presidente, caso o projeto seja vetado, o conseqüente desgaste eleitoral.
A proposta anterior do Governo, vencida e derrotada, era de 6,14% de aumento. Agora a medida provisória segue para votação no Senado, onde o governo é minoria e não vai ter vida fácil, já que a maioria dos senadores posicionou-se favorável ao índice aprovado pelos deputados.
“Sem dúvida, a aprovação do índice de 7,71% foi uma vitória da pressão dos aposentados, dos parlamentares de oposição e até de alguns da base governista temerosos de perderem votos em ano eleitoral. De parabéns, portanto, os trabalhadores de ontem, inativos de hoje, que produziram, em seu tempo, as riquezas deste País”, afirmou Mauri Costa, presidente da CASA DO ADMINISTRADOR.
Para Joel Cavalcanti, presidente do CRA-PE, o alegado déficit da previdência não é provocado pelo trabalhador celetista e sim pelo estatutário e pelos aposentados do setor rural que não precisam contribuir para a previdência. Além disso, enfatiza Cavalcanti, previdência social é deficitária no mundo inteiro e não apenas no Brasil.
Ainda segundo Cavalcanti o presidente Lula tem ajudado o Haiti, a Argentina, a Bolívia, a Venezuela e agora até a Grécia com recursos do tesouro nacional. E para os aposentados brasileiros um presente de grego...

CRA FIRMA CONVÊNIO COM A NOVA ROMA PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA

 
O Conselho Regional de Administração firmou convênio com a Faculdade Nova Roma para oferecer cursos de graduação, extensão, pós-graduação e MBA, com descontos nas mensalidades, para dependentes e Administradores regularmente inscritos no CRA-PE. Os descontos variam de 20% para graduação de dependentes de Administradores, 10% para os cursos de pós-graduação e de 5% para o MBA. A única exigência é que o Administrador responsável pelo pagamento do curso esteja em situação regular com o CRA-PE. Dependentes de pai, mãe, irmão ou irmã Administradora tem direito ao benefício. O convênio foi firmado na sede do CRA-PE com as presenças dos Administradores Joel Cavalcanti, presidente do CRA-PE, Fred Mocock, presidente do SINAEPE e do Economista Leonardo Farias, Diretor da Faculdade Nova Roma.
O CRA-PE, em breve, divulgará novos convênios com outras faculdades da capital e também do interior do Estado. As Faculdades Joaquim Nabuco, em Paulista, FAGA em Garanhuns, FAINTVISA em Vitória de Santo Antão, FAVIP em Caruaru e FACAPE em Petrolina serão as próximas a firmarem convênios com o CRA-PE para beneficiar Administradores e familiares na graduação superior e na pós-graduação.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DEFESAS DA COMPESA JULGADAS INEPTAS PELO CRA-PE

Às companheiras e aos companheiros Administradores:

Adiante, encaminhamos as cópias dos 02 (dois) ofícios enviados à COMPESA comunicando do INDEFERIMENTO das defesas apresentadas, mesmo tempestivamente, contra as irregularidades identificadas pelo CRA-PE. Como todos sabemos, as irregularidades consistem na ocupação indevida, por outros profissionais, dos cargos reservados e privativos dos Administradores conforme a lei federal nº 4.769/1965. O CRA-PE continuará na sua cruzada em defesa do mercado de trabalho do Administrador.
Abraçando a todos, 

Mauri Vieira Costa 
Presidente da Câmara de Fiscalização do CRA-PE 
Presidente da CASA DO ADMINISTRADOR – CAPE
 


quarta-feira, 5 de maio de 2010

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NOTIFICA RECEITA ESTADUAL


O Conselho Regional de Administração de Pernambuco – (CRA-PE) notificou, no último dia 28 de abril de 2010, a Receita Estadual da III Região Fiscal, no município de Petrolina, através da Notificação nº 0630/2010, tendo como razão principal a ocupação indevida, por profissional de formação diferente do Administrador, do cargo de Gerente Administrativo-Financeiro.
O CRA-PE concedeu o prazo de 10 (dez) dias para que a Receita Estadual responda à Notificação, sob pena de ser autuada por manter em seu quadro funcional profissional inabilitado para o exercício de cargo reservado legalmente ao Administrador. “A lei nº 4.769/1965, como toda a legislação que regulamenta o exercício profissional superior no País, define cristalinamente quais as áreas de atuação do Administrador no mercado de trabalho. Ocupar uma dessas áreas por profissional de formação diferente é incidir em crime tipificado na referida lei”, afirma Mauri Costa, presidente da Câmara de Fiscalização do CRA-PE e da CASA DO ADMINISTRADOR EM PERNAMBUCO – CAPE.
O Conselho Regional de Administração tem procurado equacionar e minimizar essas ocupações de forma negociada. Todavia, os gestores das empresas públicas, que são os grandes infratores, em sua maioria, não têm colaborado e com isso sofrem as ações fiscalizatórias do CRA-PE que, por ofício, tem que propugnar pelo cumprimento da lei e, sobretudo, pela intransigente defesa da reserva do mercado de trabalho do Administrador.
No caso específico da Receita Estadual, em Petrolina, o eventual recurso deve ser julgado inepto em função da evidente desabilitação profissional da referida servidora. Assim sendo, a Receita Estadual e a servidora deverão ser autuadas por exercício irregular da profissão do administrador.
O CRA-PE também exigirá que a Receita Estadual, em Pernambuco, encaminhe à Câmara de Fiscalização do CRA-PE todo o seu organograma funcional, os nomes dos respectivos ocupantes dos cargos e as suas formações profissionais.

terça-feira, 4 de maio de 2010

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da Pátria”.

Este é o juramento que o Administrador faz ao receber o seu grau. Daí, a nossa responsabilidade como Administradores de dignificar a profissão, como também difundir o nosso código de ética junto a sociedade que objetiva os caminhos produtivos, legítimos, lícitos e com responsabilidade social.

A colocação em nosso site desta mensagem prende-se ao fato de que nesta etapa de crise que atinge o Brasil que, outros chamam de “marolinha”, dando sinais de não ter limites e nunca acabar, alguns “gestores públicos” são denunciados por “falcatruas” e certas instituições, aparentemente honestas, estão envolvidas em transações nebulosas e, quem sabe se estes fatos lamentáveis, em parte, são decorrentes da não escolha de administradores para gerirem Empresas e Instituições, sejam elas públicas e/ou privadas.

Daí, caro Administrador, o que queremos ressaltar é a nossa missão de propagar e de fazer valer os princípios éticos e morais que devem nortear os exercícios das ações administrativas e profissionais em uma amplitude maior que, aparentemente pode ser utópica, em um país em que o brasileiro, quer levar vantagem em tudo por conta do descrédito, prefere aplicar a famosa e nefasta “LEI DE GERSON”.

 
Atenciosamente,
 
Adm. Joel Cavalcanti Costa
Vice-Presidente no exercício da Presidência
CRA/PE nº 1806

FÓRUM CARUARU AVANÇA COM PERNAMBUCO

12 DE MAIO, DAS 14H ÀS 19H, NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE CARUARU.
NESTE EVENTO, DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O NOSSO MUNICÍPIO, TEMAS QUE MOSTRAM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADE SERÃO APRESENTADOS.
E EVENTO CONTARÁ COM A PRESENÇA DO EXECELENTÍSSIMO PREFEITO DE CARUARU, JOSÉ QUEIROZ, DO PRESIDENTE DA CASA DO ADMINISTRADOR DE PERNAMBUCO - CAPE, MAURI VIEIRA COSTA E OUTRAS AUTORIDADES.

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA VIA -EMAIL:
forumcaruaruavancape@gmail.com ou pelos telefones:
(81) 3268.4414 - CRA-PE/(81) 8739-1853/(81) 9971.7755/(81) 3721.2725 - AC

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CASO CHESF



Às companheiras e aos companheiros da CHESF:

Na leitura que fiz sobre a nota da Eletrobrás constatei o esforço da presidência da empresa em tergiversar o texto buscando fugir da verdade dos fatos e ignorando, em flagrante desobediência, a determinação da presidência da República que mandou cancelar expressamente o projeto de desmanche da CHESF. O presidente da Eletrobrás parece apostar na desmobilização das forças que lutam pela preservação da CHESF. Vai quebrar a cara. A mesma cara, lembrem-se todos, que já foi amassada pelo facão de um índio em Brasília/DF. Precisamos continuar a luta, a mobilização e a pressão sobre as lideranças pernambucanas para que as pontes do entendimento não possam ser desconstruídas em desfavor da CHESF.
A CASA DO ADMINISTRADOR continuará com a sua cruzada em defesa dos relevantes interesses dos companheiros chesfianos.

Abraçando a todos,

Mauri Vieira Costa
Presidente da CASA DO ADMINISTRADOR – CAPE
(Entidade integrada pelo CRA-PE, SINAEPE, CFA e pela FENAD)