CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO - (CRA-PE)

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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

21 EXERCÍCIOS DE NEURÓBICA QUE DEIXAM SEU CÉREBRO AFIADO

Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração 

Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?

O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.

A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.

"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente". 

Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.

"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica o especialista.

Como funciona a neuróbica?
A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. "São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável", explica Mariuza Pregnolato.

Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele ficará, mas para isso não precisa se matar nos testes de QI ou nas palavras cruzadas para ter resultados satisfatórios. "Estas atividades funcionam, mas a neuróbica é ainda mais simples. Em vez de se inscrever em um super desafio de matemática e ficar decorando fórmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trás para frente?", sugere a especialista. A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para "forçar" a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho.

O papel dos sentidos
O programa de exercícios da neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos "sentidos" de cunho emocional e social.

"Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação", explica Mariuza.

Para estimular o paladar, uma dica bacana é fazer combinações gastronômicas inusitadas. Já pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado?  

ECOCAPITALISMO: O QUE É ISSO?



O termo ecocapitalismo não é novo. Na década de 80, já era motivo de debates, e ganhou maior notoriedade a partir de 1992, com a realização da ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, com a participação de representantes de 179 países).

Um dos resultados da ECO-92 foi a elaboração do documento “Nosso Futuro Comum”, que destacou as premissas do desenvolvimento sustentável no que diz respeito a aliar o desenvolvimento econômico ao equilíbrio social e à conservação ambiental. 

Embora o desenvolvimento sustentável, cada vez mais, faça parte do dia a dia das pessoas e do posicionamento das empresas, o tema preservação da natureza ainda gera algumas polêmicas, com algumas pessoas se dividindo em correntes diferentes.

Uma delas é o ecocapitalismo, que tem uma visão um tanto otimista do futuro e que sustenta que os problemas ambientais não são tão alarmantes a ponto de colocar em risco a vida humana. Por isso, defende a exploração dos recursos naturais e a solução dos problemas ambientais por meio de novas tecnologias, que assegurariam a preservação da natureza.

A posição ecocapitalista argumenta que o mercado, como alocador de recursos, é disciplinado por um Estado que atua como guardião ecológico da sociedade, ou seja, o Estado do Bem-Estar Social deve transformar-se no Estado do Bem-Estar Socioecológico. 

Nos últimos tempos, o conceito de ecocapitalismo voltou a ficar em evidência em virtude da TerraCycle, uma empresa que busca ser sustentável desde a origem da matéria-prima dos seus produtos até as embalagens. 

A TerraCycle nasceu como uma transportadora de resíduos alimentares, que seriam removidos e dados a minhocas. O adubo gerado pelos excrementos das minhocas foi um subproduto que acabou tornando-se um produto. Para embalar esse produto, a empresa resolveu utilizar garrafas PET usadas. Desde então, todos os produtos da TerraCycle partem desse princípio: reutilizar resíduos que teriam como destino o lixo. Hoje, a empresa comercializa os mais variados tipos de produtos, desde fertilizantes até repelentes, materiais de limpeza, mochilas, bolsas e materiais de escritório. Todos produzidos ou embalados com garrafas de refrigerante, embalagens de leite, potes de iogurte, embalagens de salgadinhos, sacolas plásticas, jornais, etc.

Um dos fundadores e CEO da empresa, Tom Szaky possui um blog chamado The Eco-capitalist. Nascido na Hungria, largou os estudos em Princeton no segundo ano para fundar a TerraCycle. Tom vem fazendo sucesso como empreendedor. É considerado um “revolucionário verde” e defende que o bom mesmo não é reciclar materiais, mas sim reutilizar lixo como matéria-prima.

No seu livro publicado recentemente, "Revolution in a Bottle” (Revolução numa Garrafa, em tradução livre), Szaky revela os segredos do sucesso da TerraCycle, bem como suas idas e vindas no longo caminho para se tornar uma empresa de produtos de consumo nacional, renomada por criar produtos a partir de resíduos, embalados também em resíduos.

Apresenta ainda, em sua obra, 10 dicas que podem ser usadas por empresários, ambientalistas, homens de negócios, gestores, empreendedores. Conheça as dicas:

1. Não se estuda para ser um empreendedor, você aprende na prática.
2. Quando algo não está funcionando, tente algo novo.
3. Nunca rejeite uma oportunidade.
4. Você precisa vender o ferro de marcar o gado para dar chance a um bife. 
 
Ao vender a sua ideia para investidores, não esqueça o ferro junto com o bife. Se os investidores não estiverem animados, não investirão.

5. Gerencie seu negócio como uma árvore, não como um incêndio.Uma árvore é o melhor exemplo de uma empresa sustentável - vive do sol, do solo e do ar e devolve o que é usado (a maior parte), no final da sua vida. 

6. Veja valor nos resíduos - reutilizar é mais rentável que reciclar. 

7. As pessoas não vão pagar mais pelo verde, por isso não peça. Segundo Szaky, todos querem comprar produtos orgânicos e ambientalmente amigáveis, mas não querem pagar mais por isso. Um dos princípios do ecocapitalismo é que você não deve cobrar mais por seus produtos, e nem precisa, porque eles são feitos a partir de resíduos (mais baratos que materiais virgens). Este é um dos aspectos mais importantes do sucesso da TerraCycle.

8. Não há necessidade de pagar por publicidade quando você pode obtê-la gratuitamente ao contar uma boa história. 

9. Transforme problemas em oportunidades. 

10. Envolva os clientes no desenvolvimento de produtos. Envolva os consumidores na comercialização.

Ao desenvolver novos produtos, Szaky envolve seus compradores diretamente no processo, sabendo que, se estão comprometidos, certamente irão comprá-lo. Cada produto que ele desenvolve resolve um problema de resíduos descrito por um varejista. 

HSM Online

A LINGUAGEM CORPORAL NA ENTREVISTA DE EMPREGO

A linguagem corporal se refere a todas as expressões através dos movimentos, posturas ou gestos  que interagem com o receptor da mensagem.
Para ter sucesso em uma entrevista de emprego não é somente necessário se preparar verbalmente, as outras formas de comunicação são tão relevantes para o entrevistador, mesmo que inconscientemente, do que as respostas dadas pelo entrevistado.
Aproximadamente 70% da comunicação humana se baseia em gestos e atitudes corporais, por isso é importante em uma entrevista de emprego que se passe uma imagem positiva através da linguagem corporal. Atráves de gestos e atitudes corporais pode se mostrar confiança, credibilidade e interesse pela empresa em que se está procurando trabalhar. É importante saber usar a linguagem corporal a seu favor, os entrevistadores são treinados para compreender esta linguagem, e através desta poder passar informações que podem não ter sido passadas verbalmente.
Não é possível controlar totalmente a sua linguagem corporal, porém você pode ver abaixo qual a interpretação dada a posturas comuns em entrevistas de empregos.

Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva, demonstra interesse pela outra pessoas e pelo assunto que está sendo discutido na conversação.
 
Braços Cruzados: Relacionado à postura defensiva, pode identificar que o entrevistado não se sente confortável ou confiante  naquele ambiente em que se está fazendo a entrevista. Uma atitude negativa.
 
Sobrancelhas: É impossível não revelar informações atráves das sobrancelhas, estas podem passar uma atitude positiva quando arqueadas, mostrando interesse, ou quando franzidas podem significar certa dúvida, uma atitude negativa.
 
Gestos Repetitivos: Fazer gestos repetitivos durante uma entrevista de emprego pode demonstrar ao entrevistador certa ansiedade, mostrando para ele que você quer que a entrevista acabe. Uma atitude negativa.
 
Gestos com as Mãos e Braços: A utilização destes gestos, sem exagero ou repetição, é uma atitude positiva. Os estudos de linguagem corporal mostram que o uso de tais artifícios indicam que o entrevistado possui convicção naquilo que ele está falando para o entrevistador, utilize este recurso sem exageros para que ele não se tranforme em uma atitude negativa como demonstrada na atitude de gesto repetitivo.
Embora seja muito difícil se lembrar de cada uma destas atitudes, é preciso possuir conhecimento destas para não se passar uma imagem negativa. Porém é importante ressaltar que a principal característica procurada pelo entrevistador é a naturalidade, procure não se atar somente as recomendações deste artigo e tente adaptá-las as suas atitudes já utilizadas previamente.

Fonte: www.entrevistadeemprego.org

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS?




Infelizmente a maioria dos professores não sabe como ensinar a aprender. Esta deveria ser a primeira lição para todos os aprendizes. Pior do que isso, muitos professores ensinaram a aprender da maneira errada. Em vez de ensinarem seus alunos a pensar, refletir e resolver problemas, ensinaram-lhes a decorar e encher a memória com frases prontas, listas de palavras sem sentido e conteúdos vazios de qualquer significado na vida prática. Você pode interromper esse círculo vicioso agora mesmo, aprendendo ou reaprendendo a aprender.

Seu caminho para uma aprendizagem mais eficaz se dá através do conhecimento:
  • de si mesmo;
  • de sua capacidade de aprender;
  • do processo que você utilizou com sucesso no passado;
  • do interesse e conhecimento inicial que você tem do assunto que você quer aprender.
Pode ser fácil para você aprender química ou física, mas muito difícil aprender a jogar tênis, pintar e vice- versa.Toda aprendizagem, entretanto, é um processo que se estabelece em determinadas etapas.

Estas são quatro etapas para a aprendizagem.

1. Comece com o passado – faça uma reflexão sobre estas questões agora:
  • Qual sua experiência sobre como você aprende?
  • Você gostava de ler? Resolver problemas? Memorizar? Recitar? Interpretar? Falar em público?
  • Sabia fazer resumo?
  • Fazia perguntas sobre o que havia estudado?
  • Fazia revisão?
  • Tinha acesso a informações de várias fontes?
  • Gostava de silêncio ou de grupos de estudo?
  • Precisava de várias sessões curtas de estudo, ou de uma sessão longa?
  • Quais são seus hábitos de estudo? Como evoluíram? O que funcionou melhor? E o que funcionou pior?
  • Como você mostrou o que aprendeu melhor? Através de um teste escrito, um trabalho escolar, uma entrevista?

2. Siga para o presente – quando estiver com um material nas mãos para estudar, reflita sobre estas questões:
  • Até que ponto estou interessado nisto?
  • Quanto tempo quero levar aprendendo isto?
  • O que me chama atenção?
  • As circunstâncias são adequadas para o sucesso?
  • O que posso controlar, e o que está fora de meu controle?
  • Posso modificar essas condições para obter sucesso?
  • O que afeta minha dedicação para aprender isto?
  • Eu tenho um plano? O meu plano leva em conta minha experiência passada e meu estilo de aprendizagem?

3. Considere o processo, o assunto em questão
  • Qual é o tópico? O título?
  • Quais são as palavras-chave que se destacam? Eu as entendo?
  • O que já sei sobre isto?
  • Conheço assuntos correlatos?
  • Que tipo de recursos e informações me ajudarão?
  • Confiarei somente em uma fonte (por exemplo, um livro-texto) para obter informação?
  • Terei que procurar fontes adicionais?
  • À medida que estudo, pergunto a mim mesmo se estou aprendendo?
  • Devo ir mais rápido ou mais devagar?
  • Se não entendo, pergunto qual o motivo?
  • Eu paro e faço resumo?
  • Eu paro e pergunto se é lógico?
  • Eu paro e avalio (concordo/discordo)?
  • Preciso somente de tempo para refletir e retomar mais tarde?
  • Preciso discutir o assunto com outros "aprendizes" para poder processar a informação?
  • Preciso encontrar uma autoridade, como um professor, uma bibliotecária, ou um perito no assunto?

4. Recapitulando
  • O que fiz certo?
  • O que poderia fazer melhor?
  • O meu plano coincide com a minha forma de trabalhar meus pontos positivos e negativos?
  • Escolhi as condições certas?
  • Eu as segui? Fui disciplinado comigo mesmo?
  • Fui bem-sucedido?
  • Celebrei meu sucesso?

Aprendendo bons hábitos de estudo


Todos podem se preparar para ter sucesso nos estudos. Isso porque é essencial aprendermos aquilo que necessitaremos provar numa prova ou teste. Aprender não é sinônimo de “apenas decorar”, vai além desse conceito. Você terá aprendido alguma coisa quando for capaz de demonstrar o modo de usar determinado conhecimento, quando puder usar de modo prático e eficaz o conhecimento “memorizado”.

Tente desenvolver e valorizar os seguintes hábitos:
  • Responsabilize-se por você mesmo
  • Responsabilidade é o reconhecimento de que, para obter sucesso, você deve tomar decisões sobre suas prioridades, seu tempo e seus recursos.
  • Concentre-se em seus valores e princípios
  • Não deixe amigos e conhecidos ditarem o que você considera importante pra a sua vida pessoal e profissional.
  • Coloque o principal em primeiro lugar
  • Siga com as prioridades que você estabeleceu para si mesmo, e não deixe os outros ou outros interesses desviarem você de seus objetivos.
  • Descubra os períodos e locais mais adequados para sua produtividade
  • É importante observar-se. Veja se é pela manhã, tarde ou noite o momento em que se sente melhor estudando; descubra quais os locais de estudo onde você pode, de fato, se concentrar e produzir. Priorize-os para os mais difíceis desafios do estudo.
  • Considere-se em situação de vencedor

É importante que você saiba que nem todos os candidatos (colegas de curso, concorrentes, etc.) estarão lendo um livro como esse e provavelmente, (se você colocar em prática as orientações e dicas aqui oferecidas) você estará em melhores condições do que eles. Saber é poder. Suas chances aumentam agora pelo simples fato de você tomar conhecimento das melhores estratégias de estudo.

Primeiro compreenda os outros, então tente ser compreendido

 
Quando você tem um problema com um professor, por exemplo, uma nota questionável, o pedido de um prazo mais longo para entrega de tarefa, coloque-se no papel do professor. Então se pergunte como pode melhor argumentar, tendo em vista a situação dele ou dela.

Procure melhores soluções para os problemas

 
Caso você não entenda facilmente o conteúdo apresentado no curso ou concurso para o qual está estudando, de nada adiantará apenas não reler simplesmente o material. Precisa usar diferentes estratégias. Consulte diferentes livros e apostilas. Indague professores, o tutor, um coordenador pedagógico, um colega, um grupo de estudo, ou um centro de estudo.

Procure desafiar-se continuamente

 
Estabeleça desafios para si mesmo. Escreva em sua agenda pessoal coisas do tipo:

1. Estudarei e dominarei todo o conteúdo de Direito Constitucional dentro de 30 dias.
2. Até o dia., serei capaz de resolver qualquer equação do segundo grau.
3. Farei pelo menos 3 testes simulados semanalmente até o dia.

Fonte: Trecho do livro: COMO ESTUDAR PARA SER APROVADO EM PROVAS, EXAMES E CONCURSOS


Prof. Mathias Gonzalez


O QUE É A TAL DA LEITURA DINÂMICA?


A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura , tais como: 

1) Sub-vocalização(leitura como os lábios ou com a garganta)
2) Leitura Linear (palavra por palavra)
3) Leitura desatenta (com constantes re-leituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido)
 
Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno incosciente, que elas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler. 

Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado: 

1) o modo como aprendeu a ler.
2) ler de modo inconstante. 

Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar.
Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.
Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro, você deve perder o hábito de sub-vocalizar as palavras. depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com o exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de um só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler.
A velocidade que conseguir atingir, a par desta retenção de conteúdo, darão um prazer cada vez maior às suas leituras.
Faço os seus exercícios progressivamente, sem pressa e sem pular nenhum, de modo persistente. Escolha um lugar sossegado, e procure colocar-se de modo relaxado e receptivo, confiando que irá conseguir o que deseja. 

Exercícios especiais de leitura
 
De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles(os dentes), não se preocupar você não vai precisar sempre que ler colocar um lápis entre os dentes, você irá usar o lápis apenas nos cinco primeiro exercícios.
O que você deve fazer, é procurar ver (e reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando-os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda deve ser lida no menor tempo possível - de três a quatro segundos, por exemplo, pra começar). Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê. 
 
Atenção: Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá-los, durante a leitura). 

VENÇA O ESTRESSE!



 
Dica n° 1: Entenda que ocupação não é necessariamente sinônimo de preocupação.

Conheço um sujeito interessante. Ele trabalha muito e é daqueles que faz várias coisas. Tem a incrível habilidade de falar sobre vários assuntos sem perder o controle da situação. Quando o vi fazendo tanta coisa, logo pensei: “Ele deve ser mais um estressado!”. Até que um dia não agüentei e pergunte a ele: “Você não fica estressado com tanta gente e tanto assunto ao mesmo tempo?”. Aí, ele me disse uma frase que nunca mais me esquecerei: “Realmente eu tenho muita ocupação, porém não tenho nenhuma preocupação”.
Caramba! É isso mesmo: Ocupação não tem relação direta com preocupação. Tem gente que faz um monte de coisas e não esquenta tanto a cabeça e tem gente que não faz quase nada e vive estressado com a vida.

Dica n° 2: Entenda que ficar preocupado não mudará nada.

Nunca vi nenhuma preocupação mudar nenhuma situação. O que muda as coisas é a ação e não a preocupação. Veja bem: fique você preocupado ou não, no final das contas o que valerá será a atitude (ação ou reação). O que eu quero dizer é que esquentar a cabeça não mudará as circunstâncias. Aliás, de cabeça quente tudo só poderá ficar pior!
Lembre-se: de um jeito ou de outro (com preocupação ou sem), você terá que fazer as suas tarefas e resolver suas encrencas.
Interessante: “Há mais pessoas morrendo de estafa do que de trabalho, porque há mais pessoas esquentando a cabeça do que efetivamente trabalhando”.

Dica n° 3: Nunca sofra com antecedência.

Tem gente que é especialista em sofrer antes das coisas acontecerem. Esquentam a cabeça bem antes e sempre dizem: E se acontecer tal coisa... como sofrerei..
Veja: se acontecer tal coisa deixe para sofrer quando acontecer!
Qualquer sofrimento antecipado apenas antecipa a dor. Outra coisa: tem muita preocupação que não se torna realidade (mas enquanto dura nos tira a paz!). Preste atenção, pensar sobre possíveis problemas futuros e antecipar possíveis soluções é prática necessária, mas isso é muito diferente de sofrer com antecedência.

Conselho nº 4 – Aprenda a ter foco nas suas atividades.

Foco é uma coisa muito importante para reduzir o estresse.
Um dos nossos maiores problemas é que fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Ou pior, estamos fazendo uma coisa, pensando sobre outra. As vezes o nosso corpo está num lugar, a nossa mente no outro e o nosso coração no outro.
Foco significa concentrar-se em fazer apenas uma coisa de cada vez. Foco é quando o corpo, a mente e o coração trabalham juntos e estão concentrados num mesmo problema.
Se tivermos milhares de coisas para fazer durante um dia, é melhor fazermos uma por vez de maneira excelente do que várias coisas mal feitas ao mesmo tempo.
Há um ditado que diz: “Sabe como se faz para andar 10 quilômetros? Um passo de cada vez!”
Por isso...
... Quando estiver trabalhando, concentre-se somente no conteúdo do trabalho. Os problemas que você deixou em casa não mudarão com a sua preocupação durante o expediente de trabalho.
... Quando estiver almoçando, almoce! Depois você pensa sobre as coisas que tem que fazer a tarde. (As vezes o nosso almoço é tão corrido que nem sentimos direito o gosto da comida!)
... Quando estiver no tempo de lazer, curta! Depois você resolve aquelas “pendências” (quando chegar a hora de resolvê-las).
... Quando estiver com a família, aproveite! Deixe as outras preocupações. A sua família merece você “inteiro(a)” (e não só o seu corpo presente!).
Vamos fazer muitas coisas durante o nosso dia; porém, uma de cada vez, com o corpo, a mente e o coração presentes em um mesmo lugar e focados numa mesma coisa.
Sei que isso exige que você se auto discipline para essa tarefa, mas tenho certeza que quanto mais você praticar o foco, melhores as coisas ficarão.

Conselho nº 5 – Anote as coisas que tem que fazer.

Uma das coisas que também nos angustiam é que esquecemos as coisas que temos que fazer e depois temos que “sair correndo”.
Você precisa aprender a anotar as coisas que tem para fazer.
Use um pequeno papel e anote as pendências que você tem que resolver no dia seguinte e depois vai riscando as executadas.
Você também pode usar uma agenda. (O meu problema com as agendas é que sempre esqueço de olhá-las!)
Pode usar também instrumentos eletrônicos (palms, agendas eletrônicas, etc.).
A única coisa que não recomendo é que você guarde os seus compromissos apenas na sua memória.

Conselho nº 6 – Planeje as coisas com antecedência.

Use as ferramentas citadas acima também para planejar o seu dia, a sua semana e o seu mês.
O planejamento ajuda a pensar mais a frente e a prover possíveis soluções para problemas que virão.
O esquema é o seguinte: sente-se, pegue uma caneta e papel (ou o tal do palm) e vai escrevendo o que você tem que fazer durante a próxima semana. Depois divida as tarefas entre os dias disponíveis.
Depois aloque os recursos necessários para que você consiga realizar todas as tarefas nos dias agendados.
Quem não planeja tem grande chance de ser pego desprevenido. Aí o que acontece? Estresse! Estresse! Estresse!
Mas, preste atenção! Planejamento não tem nada a ver com preocupação. Planejar é pensar sobre o futuro antes que ele aconteça a fim de buscar soluções pró-ativas (buscar soluções para os problemas antes que eles aconteçam). Preocupação é esquentar a cabeça com a desgraça antes que ela aconteça. Planejamento envolve ação, preocupação envolve “cabeça quente” e nada mais.

Fonte: Prof. Luís Eduardo Machado - www.aprimoramento.com.br

16 ATITUDES QUE IRÃO AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE!



1. A maneira mais eficaz de se livrar de uma tarefa é deletá-la. Se não precisa ser feita, não faça.

2. Sem um foco claro, é fácil se distrair. Defina as metas do dia de amanhã HOJE. Decida o que fazer, e então faça!

3. Para vencer a procrastinação, faça o que te incomoda na parte da manhã, não deixe para o final de tarde, você acaba não fazendo.

4. Identifique os momentos que você tem todo o gás do mundo para trabalhar, e agende as tarefas mais importantes para esses momentos.

5. Reserve blocos de tempo ininterruptos para trabalho solo onde você precisa se concentrar. Não venha com desculpas, dá para fazer!

6. Quando começar uma tarefa, defina um objetivo, não levante da cadeira enquanto não alcança-lo. Exemplo, escrever 20 linhas.

7. Defina períodos fixos de tempo para trabalhar, tipo 30 minutos para escrever o texto X. Quando você define um tempo, você cumpre.

8. Acorde mais cedo para fazer o que é mais importante para você. Você consegue fazer + antes das 8 do que a galera o dia inteiro.

9. Seja pró-ativo com a Velocidade. Ande mais rápido, fale mais rápido, digite mais rápido, vá mais cedo para casa.

10. Deixe CLARO para aqueles que vão se encontrar com você qual será a agenda dos encontros com você.

11. Acabe com a procrastinação ao agir imediatamente a determinação do objetivo.

12. Uma vez que você tenha a informação que você precisa para tomar a decisão, conte 60 segundos, e tome a decisão.

13. Comprometa-se publicamente com as suas metas, as pessoas vão te ajudar (cobrando) a cumprir as suas promessas.

14. Dê a você mesmo prêmios por atingimento de metas. Vá ver um filme, ler um livro, fazer uma massagem, pegar uma praia.

15. No final do dia, identifique a 1a coisa que você vai fazer amanhã, e deixe tudo pronto para começar imediatamente no dia seguinte.

16. Identifique um novo hábito que deseja ter, e comprometa-se a fazer a mesma coisa durante 30 dias seguidos.


autor: Ricardo Jordão
fonte: http://www.saiadolugar.com.br