CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO - (CRA-PE)

Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dez dicas para você administrar bem o seu 13º salário

 

Veja abaixo 10 dicas para administrar bem o dinheiro extra:

1. Não se iluda

O 13º não estica. A proporção é de uma parte de 12 para cada mês trabalhado no ano. A primeira parte equivale à metade “bruta” dos seus direitos, mas a segunda – paga até o dia 20 de dezembro – vem com todos os descontos, você receberá menos que na primeira. Faça as contas para não se iludir achando que receberá um salário inteiro sem descontos.
 
2. Pague as dívidas

Com dinheiro na mão é possível renegociar as dívidas à vista. Várias empresas  fazem acordos nesse período. Será mais interessante pagar as dívidas – os juros de cartão de crédito beiram aos 10% mensais – do que ir empurrando uma conta que só aumenta e depois ficar impossível quitar.
 
3. Compartilhe presentes e ceia da família

Faça amigo oculto na família. Assim ninguém precisa gastar muito com presentes que nem sempre são úteis. E a ceia também pode ser compartilhada: cada um leva um prato e fica barato para todos. Faça uma brincadeira legal: todos devem dar um cartão para pelo menos duas pessoas da lista, com um elogio e o motivo do elogio e ler na hora da ceia. É emoção certa e reforça os laços de carinho e amizade.

4. Envie congratulações pela internet

Envie um e-mail pessoal para as pessoas queridas. Não vale “reenviar” mensagens recebidas.  Faça como na família: um elogio com motivo. Essas palavras tocarão mais no coração do que um presente caro.

5. Pesquises preços pela internet

Use sites como o Buscapé para pesquisar preços. Compre em sites conhecidos ou com pagamento através de sistemas confiáveis como o PAGSEGURO UOL, por exemplo.

6. Pague à vista e com desconto

Na hora das compras, ao pagar em dinheiro, vale pedir um desconto que quase sempre é dado.

7. Parcele no cartão de crédito e sem juros

Se o desconto à vista for negado, veja as condições para pagamento parcelado no cartão de crédito sem juros. E não deixe de pagar a fatura em dia.

8. Faça alguém feliz

Presenteie alguém diferente. Pode ser a faxineira ou uma criança carente. Isso fará alguém feliz e você também.

9. Guarde para o ano que vem

Guarde uma parte para os pagamentos de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.

10. Pense em você

Hora de pensar em você. A poupança para as próximas férias, a troca do computador, ou mesmo aquele curso que você há muito tempo queria fazer. Se não der para investir  agora, poupe para o futuro.


Aproveite a época e faça o seu planejamento para ano que vem. Elabore as suas metas, o que estudar, o que fazer para melhorar como pessoa, crie o seu futuro. Lembre-se: o plantio é opcional, mas colheremos somente aquilo que plantarmos.

 
*Zenaide Carvalho
Administradora e Contadora
Instrutora de Treinamentos
www.zenaidecarvalho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário