3. Compartilhe presentes e ceia da família
Faça amigo oculto na família. Assim ninguém precisa gastar muito com presentes que nem sempre são úteis. E a ceia também pode ser compartilhada: cada um leva um prato e fica barato para todos. Faça uma brincadeira legal: todos devem dar um cartão para pelo menos duas pessoas da lista, com um elogio e o motivo do elogio e ler na hora da ceia. É emoção certa e reforça os laços de carinho e amizade.
4. Envie congratulações pela internet
Envie um e-mail pessoal para as pessoas queridas. Não vale “reenviar” mensagens recebidas. Faça como na família: um elogio com motivo. Essas palavras tocarão mais no coração do que um presente caro.
5. Pesquises preços pela internet
Use sites como o Buscapé para pesquisar preços. Compre em sites conhecidos ou com pagamento através de sistemas confiáveis como o PAGSEGURO UOL, por exemplo.
6. Pague à vista e com desconto
Na hora das compras, ao pagar em dinheiro, vale pedir um desconto que quase sempre é dado.
7. Parcele no cartão de crédito e sem juros
Se o desconto à vista for negado, veja as condições para pagamento parcelado no cartão de crédito sem juros. E não deixe de pagar a fatura em dia.
8. Faça alguém feliz
Presenteie alguém diferente. Pode ser a faxineira ou uma criança carente. Isso fará alguém feliz e você também.
9. Guarde para o ano que vem
Guarde uma parte para os pagamentos de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.
10. Pense em você
Hora de pensar em você. A poupança para as próximas férias, a troca do computador, ou mesmo aquele curso que você há muito tempo queria fazer. Se não der para investir agora, poupe para o futuro.
Aproveite a época e faça o seu planejamento para ano que vem. Elabore as suas metas, o que estudar, o que fazer para melhorar como pessoa, crie o seu futuro. Lembre-se: o plantio é opcional, mas colheremos somente aquilo que plantarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário