Para melhorar o desempenho na função que exerce, conquistar o cargo que almeja ou conseguir uma vaga no mercado de trabalho, as pessoas podem contar com o auxílio de um programa de exercícios desenvolvido para aprimorar as habilidades cerebrais, de acordo com o sócio fundador do Cérebro Melhor, Ricardo Marchesan. O programa foi desenvolvido na França e promete melhorar significativamente a atenção, a memória, a velocidade de processamento de informações e o raciocínio de quem se submeter ao treinamento. “É um programa que usa jogos para estimular o cérebro. O serviço existe na Europa desde o ano 2000 e, no Brasil, foi lançado oficialmente em maio deste ano. Cada jogo é voltado para uma das cinco funções cognitivas. Sabendo quais as suas dificuldades, você pode fazer um treino balançeado e trabalhar essas fraquezas”, destacou Ricardo Marchesan.
De acordo com ele, após 90 dias de treinamento o ganho é de aproximadamente 16% na melhoria do desempenho. “No sistema você encontra um relatório que vai mostrando a sua evolução. Sempre achei que eu tinha um problema sério de memória e começei a trazer as técnicas dos jogos para o meu cotidiano. Tem me ajudado a desenvolver a memória e o raciocínio lógico”, observou.
Segundo ele, estudos afirmam que o treinamento reduz o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, sobretudo o mal de Alzheinmer. “Ele também desacelera o processo de degeneração do cérebro. O que estamos fazendo é usando o que há de mais moderno na descoberta da neurociência para o aproveitamento das pessoas. O cérebro vai perdendo velocidade a partir dos 25 anos, quando as pessoas começam a sentir o declínio cognitivo. Esta não é a única maneira de cuidar do cérebro, mas é uma metodologia comprovada e estruturada. Dá para comparar com uma academia. No primeiro mês você não nota a diferença, continua se dedicando e percebe que, em três meses, o seu corpo mudou. O cérebro também precisa de tempo para se modificar”, frisou.
Os 20 jogos desenvolvidos de forma científica estão disponíveis no site www.cerebromelhor.com.br. Cinco deles podem ser acessados gratuitamente. Os demais estão liberados por meio de pacotes que custam a partir de R$ 14,90 por mês. “São jogos simples, rápidos e divertidos. Um deles mostra um mapa, escolhe uma região do mundo e mostra um roteiro. Você tem que decorar o roteiro que ele falou, onde está cada atração e, depois, qual a foto de cada uma dessas atrações. Tem um jogo para formar palavras, um quadro com diversas letras para encontrar uma palavra no meio delas, entre outros. Quando a pessoa assina o serviço, existe um instrutor virtual, que seria uma espécie de personal training para o cérebro. Ele recomenda um treino balanceado que trabalhe as cinco funções cognitivas, mas você escolhe o tipo de programa. Pode trabalhar tudo ou só as suas fraquezas. O nível de dificuldade vai aumentando com o tempo”, destacou Ricardo Marchesan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário