CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO - (CRA-PE)

Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Administração , Filosofia e Pensadores.



Devemos nos lembrar que a Administração das Coisas  não começou com Taylor e Fayol. Impérios e nações prosperaram muito antes desses dois pensadores e pesquisadores  tidos como os pais da Administração moderna.

Aristóteles desenvolveu metodologias científicas que perduraram por 1500 anos incontestes , nos pensamentos científicos, mas para ele a metafísica era a ciência mais geral de todas , estudava o ser , ou seja , aquilo que é , bem como o que significa.

Metafísica = Ta meta Physika , a primeira filosofia.

Pensamentos Científicos são idéias fundamentadas nas pesquisas metódicas e nos desenvolvimentos lógicos de raciocínios que produzam resultados desejados para as soluções de questões formuladas e que possam ser generalizados , de modo que possam ser comprovados universalmente.

As Ciências têm com fonte a Filosofia e não existe nenhum conhecimento humano que possa suplantar esses dois caminhos. Todavia , a Ciência não se guia mais pela filosofia. O homem antigo conseguiu criar o pensamento filosófico e depois desmembrá-lo no pensamento científico.

Assim, é preciso raciocinar com clareza, fazendo uso da razão para analisar e avaliar conceitos científicos e técnicos e, a filosofia fornece os elementos de juízo para a razão e tomada de decisões, mas são somente elementos, são a parte mas não o todo .


Por exemplo, a Administração profissional não pode ser entendida como um processo de busca da verdade sustentada pela ética dos filósofos . A ética nos negócios é regulamentada pelos rigores das leis civis, comerciais, penais e,, em alguma medidade imposta ou acordada por tratados políticos e econômicos entre países.

A prática de administração visa confirmar ou não as proposições obtidas segundo critérios conhecidos de limitações e exclusões (exceto as idéias mágicas dos gurus).

Portanto , a administração de empresas não tem o objetivo de confirmar uma verdade absoluta e sim um conjunto de teorias e práticas fundamentadas em um número limitado de variáveis , dentro de certas condições de estabilidade e duração num ambiente diverso mas regulado e fiscalizado pelo Estado e acompanhadas pela sociedade civil organizada , mas que se desenvolvido por um indivíduo pode ser testado e contestado por outros , até se chegar a uma conclusão temporária.

Contudo, a Administração pelo seu caráter social não pode ser entendida como mera alocação e reprodução eficiente de recursos materiais. Considerando que não existe uma verdade universal absoluta que seja do conhecimento humano, devemos considerar as verdades científicas para a melhor compreensão da Natureza (Universo).

É pertinente, sob limitações, o uso de princípios filosóficos no estudo e aplicação da prática de administração de empresas e de outras ciências.

Um filósofo prima por conceitos, porque é a partir dos conceitos que se afirma ou nega-se o ente e o não-ente , assim se produz a Filosofia. E, os conceitos só podem ser considerados a priori  no campo filosófico, contudo, os conceitos estão carregados pela visão do mundo que tem o pensador.

Logo, não é possível ou não é recomendável para o bom entendimento das idéias estudadas , dissociar o pensador de sua época, sem o que, os conceitos observados por quem os estuda , podem partir de premissas errôneas, coisa muito comum, por isso , os resultados são os equívocos de interpretação.

A crítica ou observância da época em que viveu o pensador é fundamental porque passa , o estudante ou leitor, a selecionar o que vai para suas considerações, no mínimo de acordo com as verdades do pensador estudado, ou seja, significa que , os ensinamentos serão sempre assimilados de acordo com os conhecimentos técnicos , científicos e as crenças políticas e religiosas do pensador , sem falar em todos os preconceitos e crenças advindas à consciência desse pensador , por intermédio da crença popular , familiar e de sua formação educacional e dos eventos históricos que também o influenciaram.

Por exemplo , quando Platão e Aristóteles defendiam em certa medida a aristocracia esclarecida como forma de governo, deve-se entender o contexto histórico da época , havia escravos , a mulher era subjugada totalmente , e a maioria dos governos de então era constituída por não-esclarecidos , não-fidalgos e religiosos fanáticos beócios.


"Onde existe o maior engano é quando acontece que algumas coisas que se oferecem na imaginação estejam também no intelecto , isto é , sejam concebidas clara e distintamente ; então , enquanto não se separa do confuso o distinto , a certeza , ou seja , a idéia verdadeira se mistura com as não distintas."

(Spinoza)


Por essas razões , é impossível que o pensador deva ficar isento , estanque , da época em que viveu , sem que isso seja considerado por quem o estuda. Isso é primário , alguém já disse que amadores estudam apenas os textos , mas , os profissionais estudam a exegese necessária à compreensão dos textos ; caso contrário haverá sempre uma dicotomia entre o que é posto por aquele que estuda determinado pensador , (posto pelo homem - thésis ) , em detrimento do este estáva ligado à idéia daquilo que é determinado pela própria natureza que o cercava (physis).

Assim , o estudioso chega ao entendimento exato dos textos. Não incute suas idéias ao texto (o que seria fazer in-egese), mas deduz do texto a mensagem objetiva (ex-egese). Quem assim não procede , corre o risco do subjetivismo ou de interpretações carregadas com suas prórias impressões.

"Acresce que tal engano provém de que concebem as coisas de um modo excessivamente abstrato , pois é bastante claro por si que aquilo que concebo em seu verdadeiro objeto não posso aplicar a outra coisa. Nasce , por último , também de que não inteligem os primeiros elementos de toda a Natureza ; donde , procedendo sem ordem e confundindo a Natureza com as coisas abstratas , embora sejam verdadeiros axiomas , a si mesmos se confundem e pervertem a ordem da Natureza."

(Emmanuel Kant) 

Fonte: Carlos Cezar - www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário