Qualquer profissional cauteloso ou ambicioso trabalha com um olho no mercado de trabalho, especialmente quando não há muita segurança no cargo ocupado. Ascensão profissional, melhor ambiente de trabalho ou salário superior também são fatores que seduzem e influenciam na hora de decidir entre se conservar no atual emprego e se arriscar numa empreitada aparentemente mais vantajosa.
A despeito dos motivos apresentados, ética e cautela na hora de procurar um novo emprego são indispensáveis. Segundo o head hunter Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos, quem está nessa situação precisa tomar cuidado, ser discreto, ou pode arranhar sua reputação.
"Recebo currículos ou questionamentos enviados de endereços corporativos. É no mínimo deselegante, e mostra que o profissional não presta atenção aos detalhes, um ponto contra antes mesmo de estabelecer um contato com a consultoria. Espera-se que esses profissionais atentem para essa situação e cuidem de sua imagem corporativa", comenta Ivan.
A frase "a melhor hora de procurar emprego é quando se está empregado" é muito utilizada. No entanto Ivan ressalta que os headhunters aprofundam suas análises e prestam atenção nos motivos da mudança.
"Somos habituados a buscar os melhores talentos nas melhores empresas. No entanto não desprezamos uma indicação ou um candidato interessante que se apresente por conta própria. O mercado é muito grande e dinâmico e é impossível conhecer todo mundo, por isso é legítimo prospectar", explica.
Nesses casos é importante que o profissional passe uma imagem positiva desde o primeiro contato. Veja alguns detalhes que devem ser observados por quem pleiteia um cargo em outra empresa:
• Ética: jamais envie currículos e faça contatos visando entrevistas utilizando recursos da empresa. Use sempre seu e-mail pessoal e seu celular, de preferência em intervalos, horário de almoço ou depois do expediente. Saiba que a maioria das corporações monitora as contas de email, e isso é legalmente aceitável;
• Discrição: não comente com ninguém que está buscando outras oportunidades. Trate do assunto com total confidencialidade;
• Critério: ao enviar seu currículo e carta de apresentação a uma consultoria, certifique-se da seriedade e do método de trabalho desta. Infelizmente existem vários casos de currículos enviados ao atual empregador;
• Respeito a horários: busque marcar entrevistas sempre fora do horário do expediente. Consultores e headhunters entendem o porque dessa escolha. Nunca deixe de comparecer a uma entrevista sem avisar com bastante antecedência e contemple possíveis imprevistos evitando assim atrasos;
• Cuidados extras: Pela pressão dos compromissos corporativos, conversas com possíveis empregadores ou headhunters podem acontecer em almoços ou jantares em restaurantes. A chance de ser visto por um colega ou conhecido existe, e aí a confidencialidade do processo fica comprometida. Fique atento e procure um lugar discreto e afastado do seu cotidiano.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário