Infelizmente a maioria dos professores não sabe como ensinar a aprender. Esta deveria ser a primeira lição para todos os aprendizes. Pior do que isso, muitos professores ensinaram a aprender da maneira errada. Em vez de ensinarem seus alunos a pensar, refletir e resolver problemas, ensinaram-lhes a decorar e encher a memória com frases prontas, listas de palavras sem sentido e conteúdos vazios de qualquer significado na vida prática. Você pode interromper esse círculo vicioso agora mesmo, aprendendo ou reaprendendo a aprender.
Seu caminho para uma aprendizagem mais eficaz se dá através do conhecimento:
- de si mesmo;
- de sua capacidade de aprender;
- do processo que você utilizou com sucesso no passado;
- do interesse e conhecimento inicial que você tem do assunto que você quer aprender.
Pode ser fácil para você aprender química ou física, mas muito difícil aprender a jogar tênis, pintar e vice- versa.Toda aprendizagem, entretanto, é um processo que se estabelece em determinadas etapas.
Estas são quatro etapas para a aprendizagem.
1. Comece com o passado – faça uma reflexão sobre estas questões agora:
- Qual sua experiência sobre como você aprende?
- Você gostava de ler? Resolver problemas? Memorizar? Recitar? Interpretar? Falar em público?
- Sabia fazer resumo?
- Fazia perguntas sobre o que havia estudado?
- Fazia revisão?
- Tinha acesso a informações de várias fontes?
- Gostava de silêncio ou de grupos de estudo?
- Precisava de várias sessões curtas de estudo, ou de uma sessão longa?
- Quais são seus hábitos de estudo? Como evoluíram? O que funcionou melhor? E o que funcionou pior?
- Como você mostrou o que aprendeu melhor? Através de um teste escrito, um trabalho escolar, uma entrevista?
2. Siga para o presente – quando estiver com um material nas mãos para estudar, reflita sobre estas questões:
- Até que ponto estou interessado nisto?
- Quanto tempo quero levar aprendendo isto?
- O que me chama atenção?
- As circunstâncias são adequadas para o sucesso?
- O que posso controlar, e o que está fora de meu controle?
- Posso modificar essas condições para obter sucesso?
- O que afeta minha dedicação para aprender isto?
- Eu tenho um plano? O meu plano leva em conta minha experiência passada e meu estilo de aprendizagem?
3. Considere o processo, o assunto em questão
- Qual é o tópico? O título?
- Quais são as palavras-chave que se destacam? Eu as entendo?
- O que já sei sobre isto?
- Conheço assuntos correlatos?
- Que tipo de recursos e informações me ajudarão?
- Confiarei somente em uma fonte (por exemplo, um livro-texto) para obter informação?
- Terei que procurar fontes adicionais?
- À medida que estudo, pergunto a mim mesmo se estou aprendendo?
- Devo ir mais rápido ou mais devagar?
- Se não entendo, pergunto qual o motivo?
- Eu paro e faço resumo?
- Eu paro e pergunto se é lógico?
- Eu paro e avalio (concordo/discordo)?
- Preciso somente de tempo para refletir e retomar mais tarde?
- Preciso discutir o assunto com outros "aprendizes" para poder processar a informação?
- Preciso encontrar uma autoridade, como um professor, uma bibliotecária, ou um perito no assunto?
4. Recapitulando
- O que fiz certo?
- O que poderia fazer melhor?
- O meu plano coincide com a minha forma de trabalhar meus pontos positivos e negativos?
- Escolhi as condições certas?
- Eu as segui? Fui disciplinado comigo mesmo?
- Fui bem-sucedido?
- Celebrei meu sucesso?
Aprendendo bons hábitos de estudo
Todos podem se preparar para ter sucesso nos estudos. Isso porque é essencial aprendermos aquilo que necessitaremos provar numa prova ou teste. Aprender não é sinônimo de “apenas decorar”, vai além desse conceito. Você terá aprendido alguma coisa quando for capaz de demonstrar o modo de usar determinado conhecimento, quando puder usar de modo prático e eficaz o conhecimento “memorizado”.
Tente desenvolver e valorizar os seguintes hábitos:
- Responsabilize-se por você mesmo
- Responsabilidade é o reconhecimento de que, para obter sucesso, você deve tomar decisões sobre suas prioridades, seu tempo e seus recursos.
- Concentre-se em seus valores e princípios
- Não deixe amigos e conhecidos ditarem o que você considera importante pra a sua vida pessoal e profissional.
- Coloque o principal em primeiro lugar
- Siga com as prioridades que você estabeleceu para si mesmo, e não deixe os outros ou outros interesses desviarem você de seus objetivos.
- Descubra os períodos e locais mais adequados para sua produtividade
- É importante observar-se. Veja se é pela manhã, tarde ou noite o momento em que se sente melhor estudando; descubra quais os locais de estudo onde você pode, de fato, se concentrar e produzir. Priorize-os para os mais difíceis desafios do estudo.
- Considere-se em situação de vencedor
É importante que você saiba que nem todos os candidatos (colegas de curso, concorrentes, etc.) estarão lendo um livro como esse e provavelmente, (se você colocar em prática as orientações e dicas aqui oferecidas) você estará em melhores condições do que eles. Saber é poder. Suas chances aumentam agora pelo simples fato de você tomar conhecimento das melhores estratégias de estudo.
Primeiro compreenda os outros, então tente ser compreendido
Quando você tem um problema com um professor, por exemplo, uma nota questionável, o pedido de um prazo mais longo para entrega de tarefa, coloque-se no papel do professor. Então se pergunte como pode melhor argumentar, tendo em vista a situação dele ou dela.
Procure melhores soluções para os problemas
Caso você não entenda facilmente o conteúdo apresentado no curso ou concurso para o qual está estudando, de nada adiantará apenas não reler simplesmente o material. Precisa usar diferentes estratégias. Consulte diferentes livros e apostilas. Indague professores, o tutor, um coordenador pedagógico, um colega, um grupo de estudo, ou um centro de estudo.
Procure desafiar-se continuamente
Estabeleça desafios para si mesmo. Escreva em sua agenda pessoal coisas do tipo:
1. Estudarei e dominarei todo o conteúdo de Direito Constitucional dentro de 30 dias.
2. Até o dia., serei capaz de resolver qualquer equação do segundo grau.
3. Farei pelo menos 3 testes simulados semanalmente até o dia.
Fonte: Trecho do livro: COMO ESTUDAR PARA SER APROVADO EM PROVAS, EXAMES E CONCURSOS
Prof. Mathias Gonzalez
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