CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO - (CRA-PE)

Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VENÇA O ESTRESSE!



 
Dica n° 1: Entenda que ocupação não é necessariamente sinônimo de preocupação.

Conheço um sujeito interessante. Ele trabalha muito e é daqueles que faz várias coisas. Tem a incrível habilidade de falar sobre vários assuntos sem perder o controle da situação. Quando o vi fazendo tanta coisa, logo pensei: “Ele deve ser mais um estressado!”. Até que um dia não agüentei e pergunte a ele: “Você não fica estressado com tanta gente e tanto assunto ao mesmo tempo?”. Aí, ele me disse uma frase que nunca mais me esquecerei: “Realmente eu tenho muita ocupação, porém não tenho nenhuma preocupação”.
Caramba! É isso mesmo: Ocupação não tem relação direta com preocupação. Tem gente que faz um monte de coisas e não esquenta tanto a cabeça e tem gente que não faz quase nada e vive estressado com a vida.

Dica n° 2: Entenda que ficar preocupado não mudará nada.

Nunca vi nenhuma preocupação mudar nenhuma situação. O que muda as coisas é a ação e não a preocupação. Veja bem: fique você preocupado ou não, no final das contas o que valerá será a atitude (ação ou reação). O que eu quero dizer é que esquentar a cabeça não mudará as circunstâncias. Aliás, de cabeça quente tudo só poderá ficar pior!
Lembre-se: de um jeito ou de outro (com preocupação ou sem), você terá que fazer as suas tarefas e resolver suas encrencas.
Interessante: “Há mais pessoas morrendo de estafa do que de trabalho, porque há mais pessoas esquentando a cabeça do que efetivamente trabalhando”.

Dica n° 3: Nunca sofra com antecedência.

Tem gente que é especialista em sofrer antes das coisas acontecerem. Esquentam a cabeça bem antes e sempre dizem: E se acontecer tal coisa... como sofrerei..
Veja: se acontecer tal coisa deixe para sofrer quando acontecer!
Qualquer sofrimento antecipado apenas antecipa a dor. Outra coisa: tem muita preocupação que não se torna realidade (mas enquanto dura nos tira a paz!). Preste atenção, pensar sobre possíveis problemas futuros e antecipar possíveis soluções é prática necessária, mas isso é muito diferente de sofrer com antecedência.

Conselho nº 4 – Aprenda a ter foco nas suas atividades.

Foco é uma coisa muito importante para reduzir o estresse.
Um dos nossos maiores problemas é que fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Ou pior, estamos fazendo uma coisa, pensando sobre outra. As vezes o nosso corpo está num lugar, a nossa mente no outro e o nosso coração no outro.
Foco significa concentrar-se em fazer apenas uma coisa de cada vez. Foco é quando o corpo, a mente e o coração trabalham juntos e estão concentrados num mesmo problema.
Se tivermos milhares de coisas para fazer durante um dia, é melhor fazermos uma por vez de maneira excelente do que várias coisas mal feitas ao mesmo tempo.
Há um ditado que diz: “Sabe como se faz para andar 10 quilômetros? Um passo de cada vez!”
Por isso...
... Quando estiver trabalhando, concentre-se somente no conteúdo do trabalho. Os problemas que você deixou em casa não mudarão com a sua preocupação durante o expediente de trabalho.
... Quando estiver almoçando, almoce! Depois você pensa sobre as coisas que tem que fazer a tarde. (As vezes o nosso almoço é tão corrido que nem sentimos direito o gosto da comida!)
... Quando estiver no tempo de lazer, curta! Depois você resolve aquelas “pendências” (quando chegar a hora de resolvê-las).
... Quando estiver com a família, aproveite! Deixe as outras preocupações. A sua família merece você “inteiro(a)” (e não só o seu corpo presente!).
Vamos fazer muitas coisas durante o nosso dia; porém, uma de cada vez, com o corpo, a mente e o coração presentes em um mesmo lugar e focados numa mesma coisa.
Sei que isso exige que você se auto discipline para essa tarefa, mas tenho certeza que quanto mais você praticar o foco, melhores as coisas ficarão.

Conselho nº 5 – Anote as coisas que tem que fazer.

Uma das coisas que também nos angustiam é que esquecemos as coisas que temos que fazer e depois temos que “sair correndo”.
Você precisa aprender a anotar as coisas que tem para fazer.
Use um pequeno papel e anote as pendências que você tem que resolver no dia seguinte e depois vai riscando as executadas.
Você também pode usar uma agenda. (O meu problema com as agendas é que sempre esqueço de olhá-las!)
Pode usar também instrumentos eletrônicos (palms, agendas eletrônicas, etc.).
A única coisa que não recomendo é que você guarde os seus compromissos apenas na sua memória.

Conselho nº 6 – Planeje as coisas com antecedência.

Use as ferramentas citadas acima também para planejar o seu dia, a sua semana e o seu mês.
O planejamento ajuda a pensar mais a frente e a prover possíveis soluções para problemas que virão.
O esquema é o seguinte: sente-se, pegue uma caneta e papel (ou o tal do palm) e vai escrevendo o que você tem que fazer durante a próxima semana. Depois divida as tarefas entre os dias disponíveis.
Depois aloque os recursos necessários para que você consiga realizar todas as tarefas nos dias agendados.
Quem não planeja tem grande chance de ser pego desprevenido. Aí o que acontece? Estresse! Estresse! Estresse!
Mas, preste atenção! Planejamento não tem nada a ver com preocupação. Planejar é pensar sobre o futuro antes que ele aconteça a fim de buscar soluções pró-ativas (buscar soluções para os problemas antes que eles aconteçam). Preocupação é esquentar a cabeça com a desgraça antes que ela aconteça. Planejamento envolve ação, preocupação envolve “cabeça quente” e nada mais.

Fonte: Prof. Luís Eduardo Machado - www.aprimoramento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário